Memórias e Glórias: Centenário do Leixões SC, 1907-2007

Memórias e Glórias é um livro que cobre uma grande parte dos 100 anos de história do Leixões SC (desde a fundação do clube em 1907 até ao ano em que o livro foi publicado, 2007).

O livro foi publicado pelo Clube em conjunto com a SAD por altura do centenário do clube Matosinhense, da autoria de Belmiro Esteves Galego (autor matosinhense, com várias obras sobre a cidade e a vida piscatória que marca a cidade).

São 274 páginas a cores, profusamente ilustradas com fotografias, curiosidades e, acima de tudo, marcos da história do clube.

Está dividido por modalidades com destaque para o futebol, pois claro, mas não deixando de fora muitas outras actividades que fizeram do Leixões um clube tão eclético. Karaté, Hóquei em Campo e em Patins, Xadrez, Atletismo e Actividades Subaquáticas, tudo modalidades que não fazíamos ideia que existiram no clube dos pescadores. No entanto, a modalidade que mais nos vai interessar é a de Pesca Desportiva.

Proposta de fusão entre o Leixões SC e o Leça FC.
Proposta de fusão entre o Leixões SC e o Leça FC.

Ao folhear o livro ficamos a conhecer alguns factos que desconhecemos como por exemplo a proposta de fusão entre o Leixões SC e o Leça FC.

A Massa Associativa do Leixões tem direito a presença nas últimas páginas do livro, sócios individuais, colaboradores pro-bono (o chamado trabalho de carolice), a Máfia Vermelha e, claro está, os Pescadores.

Pesca Desportiva

Por falar em pescadores, na página 213 temos o motivo que nos levou a fazer este artigo. Em Julho de 1986 o Leixões foi 1º Classificado no Campeonato Nacional de Pesca Desportiva de Alto Mar e fazia parte dessa equipa o Sr. José Valdemar Costa (28/01/1944-2021). 

1º Classificado no Campeonato Nacional de Pesca Desportiva de Alto Mar de 1986

O livro está relativamente bem feito, qualquer leixonense apreciará ter um exemplar, apesar de ser já difícil de adquirir. Penso só existir uma única edição e nunca o vi à venda, por isso se o encontrarem numa feira de velharias aproveitem a oportunidade.

Referências

Biblioteca Nacional de Portugal – 1748317

Livraria Varadero

Be First to Comment

Leave a Reply